quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O sucesso do Rei Ezequias

Texto: 2 Reis 18.1-8

Introdução: O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cr 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes. Vejamos a razão do seu sucesso:

1 - Determinação: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Rs 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”.

2 - Fé: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Rs 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”.

3 - Firmeza: Ele se apegou somente em Deus - 2 Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”.

4 - Obediência: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Rs 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”.
Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Dt 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”.

5 - Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia...”.
Veja a instrução do Ap. Paulo a Timóteo em 1 Tm 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”

6 - Vitória: Teve sucesso por onde quer que fosse - 2 Rs 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”.
Sl 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”

Conclusão: As atitudes de vencedor são identificadas na vida desse homem, através dos seis tópicos acima, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiados da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou.
Do nosso Deus vem a fonte de todas as vitórias e sucessos!

sábado, 24 de novembro de 2012

Efeitos dos Murmuração

1. A murmuração torna a vida amarga - O povo não esperou Moisés buscar uma solução para encontrar água. Eles tomaram a iniciativa de irem até o poço e descobriram que as águas eram amargas. A murmuração destrói a vida de qualquer líder e igreja. Na precipitação, só encontramos águas amargas. Todas as vezes que não ouvimos o líder e nos precipitamos, encontramos águas amargas. Você pode imaginar milhões de pessoas no deserto, sem recursos, sem nada? Ao beber aquela água o povo estava reduzindo sua qualidade de vida. Moisés teve que fazer um ato profético para que aquelas águas se tornassem doces. O Senhor mandou que ele jogasse uma árvore nas águas para que o povo pudesse saciar a sua sede. Sabemos quando a pessoa é amarga, por aquilo que ela fala. Precisamos nos libertar de toda a doutrina humanista, porque a nossa capacidade de convencimento muitas vezes quer argumentar contra o princípio.

2. A murmuração impede o povo de caminhar com o líder - Enquanto Moisés não fez o ato profético, o povo continuava com as águas amargas. Se nós não decidirmos caminhar com o líder, andando ao seu lado, vamos beber água amarga o resto da vida. Não há como ser diferente, porque o líder sabe administrar um pequeno poço para muita gente. Não existia nenhum líder administrador como Moisés, que alimentou três milhões de pessoas, deu-lhes de beber, fê-las andar na sombra.

Não existe um líder de êxito que não tenha aprendido a rota de calar a boca. Ou você aprende a controlar sua língua ou cava a sua cova.

3 – A Murmuração Causa divisão – Atos 6:1 – A murmuração tem a habilidade de nos enfrentar, de fazer que o homem veja ao outro como seu inimigo. A murmuração dividiu a igreja no primeiro século entre Gregos e Hebreus. Onde há murmuração se produz confusão e a confusão produz divisão.

4 – A Murmuração Acaba com a amizade – Provérbios 16:28 – Pessoas que andaram juntas, que se amaram, e que gostavam de compartilhar a mútua companhia, hoje, estão separadas. Demonstram frieza e tensão. Tudo porque alguém deu brecha à murmuração.

5 – A Murmuração Paralisa o trabalho da igreja – Números 12:15 – A história da igreja demonstra que a murmuração detém o crescimento da obra de Deus. A paralisa.A murmuração consegue dividir a igreja, polariza os recursos desta, rompe relações, separa amigos e leva irmãos a enfrentar os líderes.A energia e o tempo que poderiam usar na edificação do corpo de Cristo, na salvação deste mundo perdido, são desperdiçados debilitando a igreja e arruinando sua credibilidade.

6. A murmuração rouba a promessa - Todos os que murmuraram não entraram na terra prometida, foram tragados no deserto. Experimentaram de um grande milagre passando pelo meio do mar a pé enxuto, mas não alcançaram a promessa.As águas de Mara eram um sinal. Elas representavam a vida daquele povo, pois eles eram amargos. Muitas vezes a comunidade é tremendamente prejudicada por causa de um que está dentro das fontes de Mara, jogando águas amargas nos outros, e os outros bebendo da água. E, quando descobrimos, é similar a passagem bíblica que diz: “filho do homem, há morte na panela”. Todos já comeram.A nossa boca pode assinar o óbito ou decretar a vida. O deserto tem o tamanho da nossa boca. Pela palavra que liberamos o deserto é alongado ou encurtado. Precisamos dominar a língua e aprender que a murmuração nos paralisa no deserto, mas o louvor e a gratidão pelos milagres na nossa vida nos leva a grandes conquistas.

7. Como deter a murmuração
1 – Os murmuradores acabam quando não há que os escute.
2 – Quando nos damos conta que ao escuta-los nos tornamos cúmplices.
3 – Quando reconhecemos que a murmuração beneficia unicamente ao diabo.
4 – Quando se reconhece que a murmuração interrompe a obra de Deus – salmo 133:1,3.
5 – Quando se aceita que ao murmurar do que tem a imagem de Deus, se esta murmurando
do próprio Deus – Tiago 3:9.
6 – Quando reconhecemos que é pecado e gerado no inferno
( Tiago 3.6).

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim.

domingo, 11 de novembro de 2012

Desafio Bíblico

Pessoal, nosso desafio terminou. Quero ver quem conseguiu

Versículo de hoje

As palavras do Senhor são verdadeiras; tudo o que ele faz merece confiança. O Senhor Deus ama tudo o que é certo e justo; a terra está cheia do seu amor.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Versículo de hoje

É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.

domingo, 4 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.

sábado, 3 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Dediquem-se completamente a mim e sejam santos, pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam às minhas leis. Eu sou o Senhor, e eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Versículo de hoje

Dediquem-se completamente a mim e sejam santos, pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam às minhas leis. Eu sou o Senhor, e eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus.