segunda-feira, 29 de abril de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

Romanos 5 
Já que sabemos que a fé que livrou a nossa cara da condenação, então vamos ficar de boa com Deus, graças a Jesus Cristo que é nosso Senhor. Por causa dele temos ingresso garantido pro camarote da graça, e por isso a gente se alegra em esperar a manifestação da sua glória.

Não ficamos alegres só por isso, mas também nas horas que a situação aperta pro nosso lado. Porque as situações difíceis da vida produzem paciência. A paciência produz experiência. E a experiência nos ensina a sabermos esperar o quanto for preciso. Quem aprendeu a esperar não fica confuso, porque o amor de Deus foi trazido pelo Espírito Santo ao seu coração.

Cristo morreu pra salvar os que viviam na injustiça enquanto éramos fracos. Pode ser que alguém tope morrer por alguém justo, pois pelo que é certo talvez alguém tenha coragem. Mas Deus mostra seu amor tendo feito com que Cristo morresse por nós enquanto a gente ainda não prestava.

Imagina então agora, que somos justificados pelo seu sangue. É claro que seremos salvos por ele da sua própria raiva com as coisas erradas. Se quando a gente era inimigo de Deus, Ele usou a morte de seu filho pra fazer as pazes com a gente, temos então certeza de que agora que fizemos as pazes seremos salvos, pela vida de Cristo.

Somos felizes e confiantes em Deus por causa de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos proporcionou consertarmos a relação com Deus. O pecado entrou no mundo por causa de um homem e a consequência do pecado foi a morte. Desde então a morte tem passado de geração a geração a todos os que também pecaram.

Até o povo de Deus ter recebido a Lei, o pecado estava no mundo deitando e rolando, de Adão até Moisés. Esse pecado nem é considerado, pois o povo não tinha referência. Mas todos morreram igual a Adão, que é uma figura daquele que iria vir pra consertar as coisas.

Não tem nem como comparar o favor de Deus com a consequência do pecado! Se por causa da ofensa a Deus que um homem cometeu a morte alcançou muitos, imagina então o quanto a graça de Deus, por Jesus Cristo, irá alcançar muitos mais!

Se por causa da ofensa de um homem a morte deitou e rolou, imagina então como vai ser a vida daqueles que receberam as muitas graças de Deus e o dom de viver a justiça! Estes reinarão em vida por Jesus Cristo.

Por causa da cagada de um homem veio sentença pra condenação de todos os homens. Mas agora por um só acerto de outro veio a graça para justificação da vida de todos os homens.

Pela desobediência de um, muitos se tornaram pecadores. Mas agora pela obediência de um, muitos se tornarão justos. A lei veio pra que ficasse explícito o pecado. Porque onde sobrou pecado, Deus derramou trocentas vezes mais graça, pra que assim como o pecado reinou na morte, agora a graça reinasse na justiça para a vida eterna em Jesus Cristo.

Leitura Diária (Bíblia)

Romanos 5
 
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Leitura Diária (Bíblia)

Romanos 4

Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

Leitura Diária (Freestyle)

Romanos 4

Estou dizendo que nos tornamos iguais a Abraão que é nosso antepassado? Se ele foi justificado pelas coisas que fez, então poderia até se considerar digno de algo, mas não diante de Deus (ninguém é bom o suficiente). Não diz a Escritura que Abraão creu em Deus e que isso é que fez Deus o considerar justo?

Quem faz algo pra merecer recompensa recebe não um favor, mas um pagamento. Quem não depende do que faz, mas crê naquele que justifica o pecador, este tem a sua fé considerada como justiça.

Davi também diz que feliz é o homem a quem Deus considera justo sem depender das coisas que faz. Ele escreveu: "Feliz o homem que tem suas maldades e pecados perdoados. Feliz o homem que Deus não considera os pecados".

Esse privilégio de ter os pecados perdoados vem só pela aliança da circuncisão ou também para os pagãos que não fazem parte dela? Lembrem-se que a fé foi considerada justiça em Abraão. Reparem bem que o privilégio foi dado antes dele fazer parte da aliança. Ele operou a fimose como sinal da aliança que recebeu quando não estava nela. Ele é o pai de todos os que creem, mesmo que estejam também fora da aliança. Da mesma maneira que aconteceu com ele, serão justificados os de fora.

Ele é pai da aliança, mas não apenas do que estão nela, mas também dos que estando fora, ainda sim andam pelos passos que o próprio Abraão andou quando também não fazia parte. A promessa de que Abraão e seus descendentes seriam herdeiros do mundo não foi feita pela lei, mas pela justiça da fé. Se chamarmos os da lei de herdeiros, então estamos dizendo que a fé é inútil e que a promessa não vale nada.

A lei provoca raiva. Onde não tem lei, também não tem pecado. Mas a promessa é pela fé (única maneira de ser conforme a graça), pra que seja confirmada a todas as gerações, tanto aos da lei quanto aos que foram da mesma fé de Abraão quando andava fora dela, que é pai de todos.

Está escrito que ele foi escolhido pra ser pai de muitas nações. Abraão é nosso pai aos olhos de Deus por que creu naquele que dá vida pros mortos e faz existir coisas que não existem como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Com toda paciência Abraão acreditou, mesmo sem enxergar nem de longe a promessa. E ele se tornou realmente pai de muitas nações. Sua fé não foi abalada, tanto que mesmo quando olhou pro seu corpitcho todo enrugado e velho, beirando os 100 anos de idade, dependente do viagra de Deus, ainda sim nem considerou que sua mulher já tava pra lá da menopausa.

Ele não duvidou do que Deus prometeu e em sua confiança glorificou a Deus. Abraão sabia muito bem que quem tinha feito a promessa era mais do que poderoso pra fazer ela acontecer. Este entendimento é o que Deus considerou como justiça na vida dele.

Tudo isso não está registrado nas Escrituras só pra encher a bola de Abraão, mas também para que a gente que crê no Deus que ressuscitou Jesus (nosso Senhor) de entre os mortos. O mesmo Jesus que por nossos pecados foi dado, e reviveu para nos justificar.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

ROMANOS 425/04/2013
Estou dizendo que nos tornamos iguais a Abraão que é nosso antepassado? Se ele foi justificado pelas coisas que fez, então poderia até se considerar digno de algo, mas não diante de Deus (ninguém é bom o suficiente). Não diz a Escritura que Abraão creu em Deus e que isso é que fez Deus o considerar justo?

Quem faz algo pra merecer recompensa recebe não um favor, mas um pagamento. Quem não depende do que faz, mas crê naquele que justifica o pecador, este tem a sua fé considerada como justiça. 

Davi também diz que feliz é o homem a quem Deus considera justo sem depender das coisas que faz. Ele escreveu: "Feliz o homem que tem suas maldades e pecados perdoados. Feliz o homem que Deus não considera os pecados".

Esse privilégio de ter os pecados perdoados vem só pela aliança da circuncisão ou também para os pagãos que não fazem parte dela? Lembrem-se que a fé foi considerada justiça em Abraão. Reparem bem que o privilégio foi dado antes dele fazer parte da aliança. Ele operou a fimose como sinal da aliança que recebeu quando não estava nela. Ele é o pai de todos os que creem, mesmo que estejam também fora da aliança. Da mesma maneira que aconteceu com ele, serão justificados os de fora.

Ele é pai da aliança, mas não apenas do que estão nela, mas também dos que estando fora, ainda sim andam pelos passos que o próprio Abraão andou quando também não fazia parte. A promessa de que Abraão e seus descendentes seriam herdeiros do mundo não foi feita pela lei, mas pela justiça da fé. Se chamarmos os da lei de herdeiros, então estamos dizendo que a fé é inútil e que a promessa não vale nada.

A lei provoca raiva. Onde não tem lei, também não tem pecado. Mas a promessa é pela fé (única maneira de ser conforme a graça), pra que seja confirmada a todas as gerações, tanto aos da lei quanto aos que foram da mesma fé de Abraão quando andava fora dela, que é pai de todos. 

Está escrito que ele foi escolhido pra ser pai de muitas nações. Abraão é nosso pai aos olhos de Deus por que creu naquele que dá vida pros mortos e faz existir coisas que não existem como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Com toda paciência Abraão acreditou, mesmo sem enxergar nem de longe a promessa. E ele se tornou realmente pai de muitas nações. Sua fé não foi abalada, tanto que mesmo quando olhou pro seu corpitcho todo enrugado e velho, beirando os 100 anos de idade, dependente do viagra de Deus, ainda sim nem considerou que sua mulher já tava pra lá da menopausa. 

Ele não duvidou do que Deus prometeu e em sua confiança glorificou a Deus. Abraão sabia muito bem que quem tinha feito a promessa era mais do que poderoso pra fazer ela acontecer. Este entendimento é o que Deus considerou como justiça na vida dele.

Tudo isso não está registrado nas Escrituras só pra encher a bola de Abraão, mas também para que a gente que crê no Deus que ressuscitou Jesus (nosso Senhor) de entre os mortos. O mesmo Jesus que por nossos pecados foi dado, e reviveu para nos justificar.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Leitura diária (bíblia)

Romanos 3
 
Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
E não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 3  

Qual é a vantagem de ser judeu, povo escolhido de Deus? Qual é a vantagem de ter uma marca de religiosidade na sua própria carne? Há muitas vantagens se olhar pelo lado de que as coisas de Deus foram reveladas a estes primeiro. Mas acha mesmo que porque alguns idiotas endureceram o coração e preferiram não acreditar, então a fidelidade de Deus para com esse povo seria cancelada?

Claro que não! Deus é sempre verdadeiro e todo homem mentiroso. As escrituras já diziam que Ele é sempre justo no que fala e sempre vence qualquer debate.

Olhando as coisas como um mero mortal, seria por acaso injustiça se aquilo que nos prejudica for considerado justo por Deus? Claro que não! Se pensarmos diferente, então como é que Deus pode julgar o mundo?

Quando as minhas mentiras foram comparadas com a verdade de Deus, Ele foi mais reconhecido como tal. Entende por que ainda somos considerados como pecadores mesmo isso tudo colaborando com a revelação da glória de Deus?

Tem uns otários que dizem que já que o nosso mal faz o bem aparecer, então deveríamos fazer mais o mal. Isso é um absurdo! Estes vão se ferrar bonito na mão de Deus!

Acha mesmo que nós somos melhores que os outros? Já não explicamos tantas vezes que tanto o povo de Deus quanto os pagãos estão todos debaixo do pecado? As Escrituras já diziam que não há um justo sequer. Ninguém entende, ninguém busca a Deus. Todos abandonaram o caminho e se tornaram inúteis. Não há nem um miserável no mundo que faça o bem.

A sua boca é um túmulo aberto cheio de cadávares podres. A sua língua é uma cobra venenosa que engana os outros. Só tem maldição e amargura em suas palavras. Só é eficiente quando se trata em matar pessoas. Só vive no meio da destruição e miséria. Não conhecem a paz, não tem temor de Deus.

A gente tá careca de saber que as coisas que a lei diz são pra tapar a boca de neguinho que se acha. Porque todo mundo se torna culpado quando comparado com os mandamentos. Isso é assim pra que ninguém seja justificado diante de Deus pelo que faz. A lei serve pra revelar o conceito do pecado.

Só que agora nós conhecemos a justiça de Deus sem precisarmos de lei, tendo este caminho como aceitável pela confirmação do que a própria lei e os profetas haviam previsto. Tô falando da justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, que é pra qualquer pessoa que venha a crer, independente de pedigree religioso.

Todo mundo pecou e não podem se salvar. Mas podemos ser justificados sem pagarmos ou fazermos nada pela sua GRAÇA, que é a salvação em Cristo Jesus. Deus mostrou sua paciência infinita com as nossas cagadas, mas fez com que o pagamento da nossa dívida fosse realizado ao ser derramado o sangue de seu próprio filho. Isso revela o quanto Deus é realmente justo, pois não deixou a dívida passar batida. Agora Deus não apenas é conhecido como justo, mas também é o justificador de quem crê em Jesus.

Agora galera, não faz mais sentido a arrogância dos religiosos. Essa salvação não acontece pela lei ou pelas obras, mas pela fé. O homem agora é justificado pela fé que não depende de tentar seguir mandamentos. Acham mesmo que Deus é só do seu povo escolhido? Não! Ele é Deus de todos, até mesmo dos pagãos.

Deus é um só e justifica pela fé a sua velha aliança. Mas ele também justifica pela fé aqueles que não fizeram parte disto. Acham que a fé anula a lei? Claro que não! A fé excede o cumprimento da lei.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 2

Então já vou avisando que você que julga os outros está condenando a si mesmo quando faz exatamente o que está criticando. Deus vai ferrar com quem faz este tipo de coisa. Se você julga os que fazem isso, acha mesmo que vai escapar ileso de Deus se fizer o mesmo?

Não ignore a bondade e a muita paciência de Deus. Não é exatamente essa bondade que nos faz sermos arrependidos das merdas que fizemos na vida? Mas se nosso coração não se arrepender, então estamos só acumulando raiva em Deus contra nós no último dia. Ele vai devolver a cada um conforme merece.

Vai dar a vida eterna aos que se esforçam todos os dias em fazer o que é correto e justo. E vai ferrar bonito com os que só arrumam confusão, são desobedientes à verdade e aceitam a injustiça como normal. O homem que pratica o mal vai sofrer dor e depressão como nunca viu, independente de ser do povo escolhido de Deus ou não. Mas quem pratica o bem vai curtir a vida mansa e divertida, também independente de sua filiação religiosa.

Deus não dá moral mais pra uns do que pra outros. Pra Ele todos são iguais.

Quem viveu sem lei vai se ferrar sem lei. Quem viveu debaixo da lei, vai ser julgado por essa lei (haha, só não sei se mudou muita coisa :P). Lembrando que justo não é quem ouve a lei, mas quem pratica.

Quando os pagãos (que nunca tiveram lei) fazem naturalmente as coisas da lei, demonstram que a possuem escrita em seus corações, tendo sua própria consciência e pensamentos os acusando e defendendo em diversas ocasiões, até o dia em que Deus irá julgar os segredos dos homens, através de Jesus Cristo, de acordo com as coisas que tenho ensinado.

Você que se julga religioso, de pedigree espiritual e se conforma com a lei. Você que conta vantagens de conhecer a Deus, conhece suas vontades. Você que tem consciência de que é guia de quem não enxerga, luz pra quem tá no escuro, professor dos que não possuem sabedoria, mestre cheio de conhecimento para instruir essas crianças... você que ensina aos outros não ensina a você mesmo? Fala pros outros que não devem roubar, mas você rouba? Fala que não devem trair suas esposas ou maridos, mas você mesmo o faz? Você critica a idolatria, mas você coloca outras coisas no lugar de Deus?

Você todo arrogante por conhecer a lei de Deus é exatamente aquele que o desonra transgredindo o que conhece? Deus é difamado entre os que não o conhecem por causa da atitude de vocês!

As coisas religiosas são úteis apenas se você obedecer a lei de Deus. Mas se você é desobediente, então sua marca de religiosidade torna-se profana. Da mesma maneira aquele que sem marca de religiosidade vive a verdade da lei, não será considerado por Deus como se fosse o verdadeiro religioso?

Povo de Deus não é aquele que tem aparência, assim como a marca que Deus mandou o seu povo fazer antigamente não é apenas operar a fimose (circuncisão). Povo de Deus é quem é no seu interior. A marca que conta é a feita no coração, no espírito.

Não é a prática das coisas da lei para ser aplaudido pelos que te veem que importa, mas é o aplauso que Deus dá, pois ele vê o nosso interior.

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 2
 
Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Leitura Diária (Freestyle)

Romanos 1
 
Aqui quem fala é Paulo, o escravo de Jesus Cristo que foi chamado pra ser mensageiro das boas notícias, e que foi separado deste mundo para se dedicar a esta mensagem de Deus.

Esta mensagem é a que o próprio Deus havia prometido através de tantos profetas nas Escrituras do Antigo Testamento, de que o seu Filho nasceria como homem de verdade (com dores de barriga, caganeira e machucando o dedão do pé quando trupicava no meio do jogo de futebol no asfalto), sendo da família que descendeu do rei Davi. Este homem foi confirmadíssimo como Filho de Deus só de olhar pra ele e sacar o poder que tinha. Mas também pelo Espírito Santo nele (que o fez ser santo) e por ter revivido depois de ter sido brutalmente assassinado.

Esse é o cara! Jesus Cristo, nosso Senhor! Dele recebemos o perdão que não merecíamos e a missão de tornar o seu nome conhecido por todas as pessoas. E vocês são exatamente estas pessoas que agora também estão sendo chamados pra pertencerem a Ele!

A todos vocês que moram aí em Roma eu mando um "salve". Galera gente boa que Deus ama, santos de Deus! Que a Graça e a paz do Deus pai e do Senhor Jesus Cristo seja visível na vida de vocês.

Dou mortal pra trás de alegria ao ver que Jesus Cristo na vida de vocês se tornou tão importante que esta fé que vocês tem merece ser contada pelo mundo inteiro. Deus tá ligado no quanto eu tenho orado pela vida de vocês, inclusive pedi a Ele que me deixasse ir até aí algum dia. Queria poder colar junto pra repartir alguma coisa espiritual que por acaso voc~es ainda não tenham, só pra encher a vida de vocês de alegria. Nessas ocasiões em que me esforço para alegrá-los, eu é que acabo sendo profundamente alegrado pela fé de vocês.

Já tentei várias vezes ir praí, mas não rolou. Como eu queria ver gente daí brotando como bons frutos, assim como tenho visto em outros lugares no meio dos pagãos! Saibam que eu sou devedor a gregos, bárbaros, sábios e ignorantes. Me sinto pronto pra falar das coisas de Deus aí em Roma!

Eu não sinto vergonha da mensagem de Cristo, porque ela é o poder de Deus pra salvar aquele que acredita nela. Salva o povo chamado por Deus, mas também salva o pagão que viveu distante sua vida inteira. Nessa mensagem nós encontramos a justiça de Deus, visível de fé em fé exatamente como diziam as Escrituras antigas: "O justo viverá de fé".

Deus revela sua raiva de toda a falta de piedade e justiça entre os homens, que escondem a verdade com suas ações. As coisas de Deus nos homens são visíveis porque Deus as fez serem vistas. Mas há coisas invisíveis (como o seu poder e a sua divindade) que são percebidas claramente quando olhamos para as coisas criadas. Isso acontece para que ninguém tenha desculpas de não ter percebido a Deus.

Mas mesmo tenho conhecimento de Deus, os homens não o reconheceram como tal, de modo que todo o seu papo furado religioso e a sua teologia acabaram se mostrando um monte de besteira. E o coração dessas pessoas se tornou doente. Estes pensam que são sábios, mas na verdade estão loucos. Mudaram a glória do Deus que nunca se corrompe em coisas corruptíveis, como por exemplo pastores, teologias, liturgias e outros ídolos da nossa geração.

Por causa dessa atitude Deus permitiu que essa galera seja guiada pelo próprio coração. E quando alguém é guiado pelo próprio coração, só dá merda. O fim deles é terem uma vida devassa sexualmente. Estes transformaram as coisas de Deus e mentiras, e se tornaram escravos das coisas criadas ao invés de servirem ao Criador (que é O CARA!).

Deus abandonou essa galera pra viver segundo seus sentimentos imundos. Até mesmo nas suas relações com suas mulheres estes inverteram o uso natural das "ferramentas", contrariando a natureza. Os homens também acabaram preferindo outros homens ao invés de mulheres. E eles se incendeiam desse tesão que consome o homem como se fosse fogo, sendo que sofrerão pessoalmente a consequência do erro que cometem. Como não estão nem aí pro conhecimento das coisas de Deus, então foram entregues por Deus pra serem dominados por um sentimento perverso que os leva a fazerem coisas que não convém.

Estes são gente atolada na injustiça, prostituição, malícia, pãodurice, maldade, inveja, assassinatos, brigas, trapaças, maldades... São gente que reclama de tudo, inconstantes, que aborrecem a Deus, mentirosos, que se acham melhores que os outros, arrogantes, gente que inventa problema, desobediente a seus pais, ignorantes, infiéis nas coisas que combinam, gente que não quer ser amigo de ninguém, irreconciliáveis, sem misericórdia...

Conhecem a justiça de Deus e bem sabem que quem vive dessa maneira merece morrer, mas além de continuarem a viver dessa maneira, ainda incentivam outros a fazer o mesmo.

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 1

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Leitura Diária (bíblia)

Atos 28

E, havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.
E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio.
E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver.
Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.
E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.
E ali, próximo daquele lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.
Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam.
Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.
E três meses depois partimos num navio de Alexandria que invernara na ilha, o qual tinha por insígnia Castor e Pólux.
E, chegando a Siracusa, ficamos ali três dias.
De onde, indo costeando, viemos a Régio; e soprando, um dia depois, um vento do sul, chegamos no segundo dia a Potéoli.
Onde, achando alguns irmãos, nos rogaram que por sete dias ficássemos com eles; e depois nos dirigimos a Roma.
E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.
E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.
E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.
Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação.
Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.
Então eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos, que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.
E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.
E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.
Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo;
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.

Leitura Diária (Freestyle)

Atos 28

Tendo todos escapado dessa tragédia ao melhor estilo Titanic (só que sem vítimas), descobriram que estavam numa ilha chamada Malta. Só que o povo lá que era considerado bárbaro acabou se mostrando muito educado e humano. Fizeram inclusive uma fogueira gigante pra aquecer todo mundo. Tava frio pra diabo!

Paulo tava lá colocando uns galhinhos no fogo quando uma cobra venenosa (daquelas que picou o sujeito cai duro na hora) deu um bote na mão dele e o picou. Os moradores da ilha já começaram a tricotar entre si. E diziam: "Esse homem aí deve ser assassino, pois o cara escapa de um naufrágio épico e ainda leva picada de cobra? Certeza que tá com o nome sujo na justiça!"

Só que Paulo deu aquela sacudida básica pra espantar tirar a cobra da mão (como se fosse um pernilongo qualquer) e a jogou no fogo. E continuou a vida como se nada tivesse acontecido, sem sequer sentir uma dorzinha.

Os caras tavam fazendo contagem regressiva pra ele cair morto, mas não aconteceu. Percebendo que Paulo tava sussa, começaram a pensar que ele era uma espécie de deus (tipo Chuck Norris).

Perto daquele lugar tinha uma casa muito boa do cara que mandava na ilha, chamado Públio. Ele os hospedou durante três dias. Só que enquanto estavam lá o pai do tal Públio tava com febre e uma caganeira braba. Paulo então foi lá orar pelo velho e colocando as mãos sobre ele, o curou.

Aí a notícia correu né. E todos os doentes da ilha vinham pra receber oração de Paulo. E ele curou a todos.

Quando fomos vazar de lá, os caras nos deram muitos presentes, demonstrando o quanto nos queriam bem. Três meses depois de termos chegado conseguimos carona num navio que vinha de Alexandria. Então fomos pra Siracusa e ficamos mais três dias ali. E fomos percorrendo diversos portos pelo litoral, sendo que em Potéoli encontramos alguns irmãos que queriam que a gente ficasse ali de qualquer jeito.

Aproveitamos pra ficar uma semana com essa galera e depois fomos pra Roma. Os irmãos que moravam lá já foram pra encontrar com a gente numa praça. E Paulo quando os viu ficou feliz pra caramba, dando Graças a Deus.

Assim que chegamos em Roma o capitão entregou os presos pro outro oficial que os esperava, mas Paulo ele deixou sem ser preso, morando com um de seus soldados.

Três dias depois Paulo chamou os chefes do templo dos judeus e contou sua história e sobre os motivos de ter sido preso. Mas depois de tê-lo ouvido, disseram que não receberam nenhuma carta de acusação vindo da Judéia. Na verdade os caras acabaram até achando bom estarmos lá, pois estavam muito curiosos sobre esta "seita" que estava sendo criticada no mundo todo.

Paulo então marcou um dia para explicar tudo. E ficou o dia todo explicando o Reino de Deus e a fé em Jesus, utilizando pra isso tanto a Lei de Moisés quanto os profetas. E alguns creram, mas outros não. Como a galera ficou dividida, Paulo na hora de se despedir disse: "Bem falou o Espírito Santo aos nossos antepassados através do profeta Isaías quando disse que o povo nos ouviria mas não entenderia, e que vendo não perceberiam, pois seu coração é duro e estão de ouvidos e olhos fechados pra que não entendam, se convertam e sejam curados por Deus."

"Fiquem pois avisados que essa salvação de Deus será contada aos pagãos e eles ouvirão."

Depois de dizer estas coisas os judeus vazaram com opiniões dividas. A treta entre eles ficou feia!

Paulo ficou dois anos inteiros morando em uma casa que alugou e recebia todas as pessoas que queriam vê-lo. Lá ele ensinou as coisas do Reino de Deus, com toda a liberdade, falando sobre tudo que dizia respeito ao Senhor Jesus Cristo. E ninguém o importunou.

Acampadentro 2013

Pessoal, o nosso ACAMPADENTRO está chegando. Vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de JULHO.
Procurem a liderança e
garanta logo a sua vaga.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

Atos 27

Aí decidiram que iriam enviar Paulo pra Itália e nós fomos junto no navio. Junto tinha uns outros presos e um capitão do exército romano chamado Júlio. Fomos todos num navio turco rodeando o litoral da Ásia.

Quando chegamos em Sidom, o capitão Júlio permitiu que Paulo fosse visitar os seus trutas na cidade. Gente boníssima esse tal de Júlio! Depois vazamos de lá e acabamos chegando em Lícia. Lá fizemos escala e fomos pra Itália.

Foi tensa essa viagem porque o vento tava contrário e o navio era a vela. E fomos indo do jeito que deu, até que todos sacaram que o negócio ia ser feio. E Paulo disse: "Amigos, a viagem daqui pra frente vai ser sinistra. E tamos correndo o risco de perder não só a carga, como a própria vida."

Só que o capitão acreditava mais no piloto do navio do que em Paulo. Pra não dormirem naquela situação, vazaram pros lados da Grécia. Mas lá pegaram um vento desgraçado de forte que já era conhecido dos marinheiros da região. E o barco acabou sendo arrastado pelo vento sem nenhum controle. No dia seguinte jogamos tudo pra fora, pra tentar aliviar o peso. Mas como ficamos muitos dias no meio da tempestade, sem ver nem o sol e nem as estrelas, já estávamos aceitando que morrer era certo.

Aí Paulo falou: "Eu avisei que a gente não devia ter vindo pra esses lados. Mas relaxem, pois um anjo de Deus, a quem sirvo, apareceu pra mim pra dizer que era realmente importante que eu chegasse até César e que por isso nenhum de nós irá morrer. Nem eu e nem vocês. Vamos pra uma ilha!". E nessa hora eu senti aquele medo danado dessa ilha ser a de Lost!

No final da segunda semana abandonados no mar e sem comer nada, os marinheiros perceberam que estávamos perto da terra firme. Aí jogaram aquele peso pra medir a profundidade e mediram 33 metros. Por fim jogaram âncoras pra tudo quanto é lado pra ver se conseguiam parar em algum lugar. Na verdade os marinheiros tanga frouxas queriam era vazar do navio, mas Paulo avisou que se alguém vazasse, não se salvaria.

Aí a galera confiou em Paulo e cortou as cortas e deixou o navio correr solto. Paulo insistiu pra galera comer, pois o jejum já durava 14 dias. E dizia: "Comam pra manter a saúde. E relaxem pois nem um fio da cabeça de vocês vai se perder."

Paulo então partiu o pão e deu graças a Deus. Ele então repartiu o pão e todos comeram. Haviam 266 pessoas nesse navio. No dia seguinte viram uma praia e decidiram encalhar lá. Quando o navio finalmente parou, perceberam que as ondas eram tão fortes que iam rachar o navio no meio.

Aí um soldado teve a BRILHANTE ideia de matar os presos. Mas como o capitão queria salvar Paulo, não concordou com a ideia. Cada um abraçou o que achou. Uns uma tábua, outros uma bóia de patinho. O que importa é que todos chegaram sãos e salvos à terra firme!

Leitura Diária (Bíblia)

Atos 27

E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta.
E, embarcando nós em um navio adramitino, partimos navegando pelos lugares da costa da Ásia, estando conosco Aristarco, macedónio, de tessalônica.
E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele.
E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários.
E, tendo atravessado o mar, ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia.
E, achando ali o centurião um navio de Alexandria, que navegava para a Itália, nos fez embarcar nele.
E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmone.
E, costeando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia.
E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava,
Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.
E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podiam chegar a Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali.
E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta.
Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão.
E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa.
E, correndo abaixo de uma pequena ilha chamada Clauda, apenas pudemos ganhar o batel.
E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à toa.
E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio.
E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.
E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.
E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.
Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,
Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.
E, contudo, necessário irmos dar numa ilha.
E, quando chegou a décima quarta noite, sendo impelidos de um e outro lado no mar Adriático, lá pela meia-noite suspeitaram os marinheiros que estavam próximos de alguma terra.
E, lançando o prumo, acharam vinte braças; e, passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.
E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia.
Procurando, porém, os marinheiros fugir do navio, e tendo já deitado o batel ao mar, como que querendo lançar as âncoras pela proa,
Disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos.
Então os soldados cortaram os cabos do batel, e o deixaram cair.
E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada.
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós.
E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer.
E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer.
E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas.
E, refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.
E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, e consultaram-se sobre se deveriam encalhar nela o navio.
E, levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela maior ao vento, dirigiram-se para a praia.
Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas.
Então a idéia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado.
Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra;
E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo.

Leitura Diária (Freestyle)

Atos 26

Diante do interrogatório de Agripa, permitiram que Paulo se defendesse. E ele disse: "Fico feliz de poder falar em minha defesa. Tô ligado que você conhece as tradições dos judeus e por isso peço paciência pra ouvir meu ponto de vista".
"Todos aqui sabem que desde que eu era moleque fui educado como fariseu, que é a linha teológica mais rígida. Agora estou sendo julgado porque acredito nas promessas que foram feitas aos nossos antepassados. Engraçado é que nossos antepassados viveram na mesma esperança! Mas agora tão querendo me ferrar porque eu afirmei que Deus vai ressuscitar os mortos."

"Antigamente eu achava que combatendo o ensino do tal de Jesus, eu estaria fazendo um favor a Deus. E por isso dediquei minha vida a prender os cristãos, e inclusive concordei em matarem alguns. Eu os torturei e os obriguei a blasfemarem. Perseguia essa gente até em outras cidades."

"Mas aí enquanto eu viajava pra Damasco, uma luz do céu mais forte do que o sol veio e cercou a mim e aos outros que estavam comigo. Eu desabei no chão naquela hora, e houve uma voz que me dizia ser Jesus e que eu seria aquele que contaria as coisas que Ele mesmo queria ensinar. Ele me enviou pra abrir os olhos do povo, tirar essa gente do escuro e libertar esse povo do poder do diabo. Ele me mandou falar sobre perdão de pecados e sobre o como tem preparado coisas boas pra quem crê nele."

"Então Agripa, entenda que eu tô sendo obediente à visão que tive. E vim falando tudo isso em todos os lugares que passei. Inclusive pros pagãos, pra que consertassem suas vidas e vivessem de maneira a digna."

"Os judeus ficaram putos com isso e tão querendo me matar. Mas eu continuo aqui, sendo socorrido por Deus na hora do aperto, contando quanto aos pequenos quanto aos importantes a mesma coisa que Moisés disse que haveria de acontecer. Estou contando que o Cristo tinha que sofrer e que seria o primeiro a ressuscitar. É isso que eu ensino a judeus e a pagãos!"

Aí Festo gritou: "CE TÁ FICANDO LOUCO, PAULO? O EXCESSO DE CONHECIMENTO TÁ TE FAZENDO DELIRAR!". E Paulo respondeu: "Tô delirando não dom. Eu sei o que estou falando e confirmo em juízo meu depoimento. Agripa conhece essas coisas que eu estou falando, pois tudo isso aconteceu publicamente. Tô ligado que você crê nos profetas né Agripa?".

E Agripa respondeu: "Vixiii Paulo! Mais um pouco e você me convence a virar cristão!". Paulo completou: "Quisera Deus que todos vocês que me ouvem se convencessem da verdade assim como eu estou convencido."

Terminou então a sessão e saíram todos dali perturbados, pois não conseguiam encontrar em Paulo nada que fosse suficiente para condená-lo. E Agripa comentou com Festo que se Paulo não tivesse apelado para César, ainda havia esperança de soltá-lo.

Leitura Diária (Bíblia)

Atos 26

Depois Agripa disse a Paulo: E permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu:
Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;
Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência.
Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem,
Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.
E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.
Å qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.
Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?
Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos;
O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles.
E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.
Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes,
Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.
E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;
Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.
Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,
Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.
Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.
Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.
E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.
E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.
E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

Atos 25

Os sacerdotes e demais líderes do templo ainda procuravam Paulo quando receberam a notícia do próprio Festo de que o havia transferido lá em Cesaréia. E desafiou os que achavam que tinham algum moral político pra irem lá o acusarem formalmente. Na verdade ele tirou o dele na reta, isso sim!
Dez dias depois foram pra lá pra participar do julgamento de Paulo. E os judeus tavam cheios de graça, contando um monte de lorotas que não podiam provar. Paulo insistia que não havia desobedecido em nada nem a lei dos judeus e nem a de César. E dizia: "Eu tô no tribunal que é da jurisdição do governo de César, então convém que eu seja julgado pela lei daqui. Se eu mijei no barranco em alguma coisa, pode me punir com a morte. Mas se eu não fiz, então não podem me entregar pra ser julgado pelos judeus! Eu exijo ser julgado por um tribunal de César!".

Festo, depois de conversar com o conselho, teve que aceitar. E decidiu então enviá-lo pro tribunal de César lááááá em Roma.

Uns dias depois o rei Agripa e Berenice (que era sua irmã, embora havia suspeitas de que os dois eram um casal) pra bater um papo com Festo. E ele contou detalhadamente a história de Paulo e tudo que haviam decidido em várias sessões da CPI. Agripa ficou muito interessado nisso tudo e pediu pra ouvir Paulo também.

No dia seguinte Festo o apresentou e contou o quanto os judeus insistiam pra que o matassem, mas que não haviam encontrado nada que seja suficiente pra condená-lo e então resolveram mandá-lo pra César (por que ele pediu).

Festo percebendo que seria meio ridículo enviar um preso sem uma acusação de verdade, pediu pra Agripa interrogá-lo e ajudá-lo a escrever alguma coisa.

Leitura Diária (Bíblia)

Atos 25

Entrando, pois, Festo na província, subiu dali a três dias de Cesaréia a Jerusalém.
E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo, e lhe rogaram,
Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.
Mas Festo respondeu que Paulo estava guardado em Cesaréia, e que ele brevemente partiria para lá.
Os que, pois, disse, dentre vós, têm poder, desçam comigo e, se neste homem houver algum crime, acusem-no.
E, havendo-se demorado entre eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem Paulo.
E, chegando ele, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.
Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.
Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? para César irás.
E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.
E, como ali ficassem muitos dias, Festo contou ao rei os negócios de Paulo, dizendo: Um certo homem foi deixado por Félix aqui preso,
Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.
Aos quais respondi não ser costume dos romanos entregar algum homem à morte, sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores, e possa defender-se da acusação.
De sorte que, chegando eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem.
Acerca do qual, estando presentes os acusadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava.
Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus, morto, que Paulo afirmava viver.
E, estando eu perplexo acerca da inquirição desta causa, disse se queria ir a Jerusalém, e lá ser julgado acerca destas coisas.
E, apelando Paulo para que fosse reservado ao conhecimento de Augusto, mandei que o guardassem até que o envie a César.
Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás.
E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.
E Festo disse: Rei Agripa, e todos os senhores que estais presentes conosco; aqui vedes um homem de quem toda a multidão dos judeus me tem falado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando que não convém que viva mais.
Mas, achando eu que nenhuma coisa digna de morte fizera, e apelando ele mesmo também para Augusto, tenho determinado enviar-lho.
Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, tenha alguma coisa que escrever.
Porque me parece contra a razão enviar um preso, e não notificar contra ele as acusações.

Leitura Diária (Freestyle)

Atos 24

Quase uma semana depois, o chefe dos sacerdotes chamado Ananias foi lá junto com outros judeus pra se apresentarem diante do governador Félix contra Paulo. Levaram tambem um advogado chamado Tértulo, pra ver se o ferravam bonito com palavras bonitas.
E o advogado do diabo começou a acusação dizendo: "Félix queridão, chefinho amado, salve salve! Nós adoramos o seu governo! Como o senhor é bom pra gente!" (malditos advogados e suas palavras mentirosas!).

"Esse homem aí é uma peste! Ele montou grupos de pessoas no mundo inteiro ensinando coisas da seita dos nazarenos" (HAHAHAHA, engraçado pensar que os cristãos já foram chamados de seita, né?). "Pois ele tentou profanar o templo colocando gente pagã lá dentro e nós o prendemos conforme a nossa lei manda. Mas o político que presidiu a sessão da CPI contra Paulo tirou o fiós da reta e mandou ele pra cá. Escute o que nós tamos dizendo e tenho certeza que o senhor vai concordar com o que dizemos, vossa magnitude suprema salve salve!".

Paulo então pediu pra falar: "Tô ligado que você é governador dessas bandas já faz muitos anos. Pois quero me defender eu mesmo. E digo que há quase duas semanas eu fui pra Jerusalém pra adorar, e ninguém me viu nem falando com outras pessoas, nem lá e nem em outros lugares. Não podem provar as coisas que estão dizendo a meu respeito! Mas com relação a esse negócio aí de seita, confirmo que eu realmente por este caminho eu sirvo ao Deus de nossos antepassados, tudo conforme já ensinava a Lei e os profetas. Eu creio na ressurreição dos mortos e tenho uma consciência limpa tanto com Deus quanto com as pessoas."

"Fazia muitos anos que eu não vinha aqui trazer minhas esmolas e ofertas. Mas uns judeus vieram da Ásia pra atiçar esses caras aí a tentarem me matar. Só que nem os que começaram essa besteira toda estão aqui pra me acusar! Aliás, eu estive sendo julgado por eles esses dias todos, e confirmei com minha boca que estou sendo julgado por causa da fé na ressurreição dos mortos."

O governador Félix depois de ter ouvido a defesa de Paulo, pediu um prazo pra pensar. E disse: "Vou esperar o político Lísias chegar pra eu me informar melhor sobre esse CAMINHO que você falou, Paulo".

Alguns dias depois, Félix e sua esposa (que era judia) mandaram chamar Paulo pra que ele pudesse explicar que diabos era essa fé em Cristo. E Paulo foi falando sobre a justiça, a paciência e a condenação que estavam por vir. Félix ficou apavorado com tudo que ouviu, mandou Paulo ir embora pra cadeia novamnte. Na verdade ele queria receber uma graninha pra que pudesse soltar a Paulo, e o chamou várias vezes para interrogá-lo, mas nunca recebeu nada, pois Paulo era crente de verdade e não pagava propina.

Passados dois anos, Félix saiu do governo, sendo sucedido por um sujeito chamado Pôrcio Festo. Mas pra agradar os judeus (que eram um pé no saco), acabou deixando Paulo preso.

Leitura Diária (Bíblia)

Atos 24

E, cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o presidente contra Paulo.
E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços,
Sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer.
Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo.
Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;
O qual intentou também profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar.
Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou de entre as mãos com grande violência,
Mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos.
E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim.
Paulo, porém, fazendo-lhe o presidente sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim.
Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar;
E não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade.
Nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam.
Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.
E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas.
Nisto me acharam já santificado no templo, não em ajuntamentos, nem com alvoroços, uns certos judeus da Ásia,
Os quais convinha que estivessem presentes perante ti, e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem.
Ou digam estes mesmos, se acharam em mim alguma iniqüidade, quando compareci perante o conselho,
A não ser estas palavras que, estando entre eles, clamei: Hoje sou julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.
Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios.
E mandou ao centurião que o guardasse em prisão, tratando-o com brandura, e que a ninguém dos seus proibisse servi-lo ou vir ter com ele.
E alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo.
E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.
Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.
Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pôrcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.