segunda-feira, 27 de maio de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

1 Corinthians 3

Eu não mandei a letra das paradas espirituais, porque vocês não são caveira! Vocês são moleques! Crianças em Cristo!
Dei papinha pra vocês, porque não estão prontos pra comer carne. Tá na cara que vocês são carnais, pois ainda convivem com inveja e tretas mil uns com os outros. Quem fica com esse papo furado de "eu sou de Paulo" ou "eu sou de Apolo", não passa de moleque!

Pensem galera. Quem é Paulo ou Apolo, senão os empregados que trouxeram a mensagem do Senhor? Eu plantei, Apolo regou, mas quem faz a parada crescer é Deus! Quem planta ou rega não tem mérito nenhum, mas só o que dá o crescimento é que tem. Quem planta ou rega receberá recompensa pelo trabalho que fez, claro. Somos cooperadores de Deus. E vocês são plantação das coisas de Deus, parte do que ele está construindo.

Como eu tive o privilégio de ser o arquiteto que recebeu sabedoria de Deus pra começar essa "obra", fiz questão de por como alicerce a Cristo. Agora cada um tem que prestar atenção no que vai construir em cima desse alicerce. Ninguém pode trocar o alicerce, mas tá livre pra construir o que quiser em cima.

Só fiquem espertos, porque Deus vai passar a construção de vocês no fogo, pra ver se sobra alguma coisa. Se o que construíram durar, então vão ser premiados por isso. Se o que fizeram queimar completamente, você vai ficar no preju, mas vai ser salvo do mesmo jeito, só que pelo fogo.

Vocês juntos são templo de Deus galera! O Espírito Santo mora em vocês. Se alguém tentar destruir o barraco de Deus, Ele arrebenta com o sujeito. O templo de Deus que é vocês juntos é santo.

Na boa, não tentem se enganar querendo ser sábio pelas coisas desse mundo. Prefira a loucura das coisas de Deus pra alcançar sabedoria. Deus pega os "sábios" desse mundo no pulo, usando sua própria malandragem e argumentos. Deus tá ligado que essa galera só pensa besteira.

Por isso insisto que não fiquem pagando pau pra homens, pois tudo isso é besteira. Eu, Apolo, Pedro, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro... tudo isso é de vocês. E vocês são de Cristo, que é de Deus.

Leitura Diária (Bíblia)

1 Coríntios 3

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,
E vós de Cristo, e Cristo de Deus.

Leitura Diária (Freestyle)

1 Corinthians 2

Quando eu estive aí na periferia ensinando as coisas de Deus, não fiquei usando palavras bonitas ou minha própria inteligência. Preferi não ficar esnobando as coisas que sei, mas me concentrei em falar de Cristo crucificado. Nesse tempo eu fiz questão de ser fraco e muito respeitoso.
Nem fiquei gastando meu vocabulário com argumentações, mas fiz questão de mostrar as coisas do Espírito e seu poder, tudo isso pra que a fé de vocês fosse firmada em Deus de verdade, e não em teologias humanas.

Claro que falamos de sabedoria entre aqueles que tem culhões pra entender isso, mas não a sabedoria deste mundo e de seus governantes (que são uma droga). Falamos da de Deus, que ninguem havia ouvido falar, a que Ele tinha preparado desde sempre pra nos entregar. A sabedoria que os governantes nunca conheceram, pois se tivessem ouvido falar dela, não teriam mandado matar o Senhor da glória.

As paradas que ninguem nunca viu, ouviu ou imaginou, essas são as que Deus preparou praqueles que o amam, revelando tudo isso pelo seu Espírito. Afinal, o Espírito manja do interior, mesmo o de Deus.

Não recebemos espírito do mundo, mas o que vem de Deus, pra gente poder ficar ligado nas paradas que Ele deu de graça pra cada um de nós. Dessas coisas falamos conforme o Espírito vai nos ensinando, de modo que a gente possa tratar apenas das tretas espirituais.

Humanamente nem rola de entender as coisas de Deus, pois tudo parece piração demais. Essas coisas espirituais só podem ser discernidas espiritualmente. Quem é espiritual de verdade, saca tudo rapidão, e acaba não sendo compreendido por ninguém. Afinal, quem manja dos pensamentos de Deus pra que possa lhe dar palpites?

A gente tem na cabeça as ideias de Cristo.

Leitura Diária (Bíblia)

1 Coríntios 2

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Leitura Diária (Freestyle)

1 Corinthians 1

Paulo, truta de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o mano Sóstenes, mandando uma letra esperta pros Corinthianos, separados junto com toda a Fiel que chama pelo nome de Jesus Cristo. Ele é Senhor de todos nós! Um salve pra galera aí!
Vocês enchem meu coração de alegria diante de Deus. E nem é por causa dos muitos títulos, mas por causa da Graça. Se tem uma galera que recebeu tudo do bom e do melhor de Deus, inclusive em conhecimento, essa galera é vocês! Não falta nada das coisas espirituais por aí, eu to ligado! Vocês tão aí só na miúda, aguardando a volta de Jesus, que vai confirmar que são ponta firme, e ninguém poderá falar nada a respeito de vocês até que chegue o final.

DEUS É FIEL, e Ele é que chamou cada um de vocês pra ser parte dessa torcida organizada. O que eu peço pra vocês é que sempre cantem as mesmas músicas no jogo da vida. Porque não faz sentido cada um cantar uma música diferente e ninguém se entender. Que vocês sejam unidos em uma só canção, e em uma só opinião.

Os manos da família do Cloé me contaram que vocês andam tretando por causa de besteira. Uns ficam contando vantagem que preencheram a ficha de inscrição pra organizada comigo, outros com Apolo, uns com Pedro e outros com Cristo. Porra, gente! Por acaso faz diferença? Vocês tão dizendo que Cristo está dividido? Por acaso a torcida é por Paulo? Eu morri pelo pecado de vocês? Vocês foram batizados no meu nome?

Fico feliz de lembrar que batizei uma meia dúzia e olha lá. Porque eu não vim pra isso, mas pra falar das coisas de Deus. E nem quero arrotar palavras bonitas pra parecer que eu tô tentando ajudar Deus, porque a Cruz é suficiente pra resolver as tretas sozinha. Deus já tinha dito que iria acabar com o conhecimento de quem acha que sabe alguma coisa. Onde tão os sabichões? Deus não fez as coisas que parecem ser sabedoria nesse mundo se tornarem loucura?

Já que todos não entenderam Deus pela sabedoria do conhecimento que o faz ser conhecido, então Deus resolveu salvar os crentes pelas coisas loucas da pregação. Os judeus querem ver passes mágicos, os gregos querem argumentos. Mas a gente ensina Cristo crucificado, que faz os judeus darem xilique, e é loucura demais pros gregos compreenderem.

Quem foi chamado por Deus, seja judeu ou grego, esse ouve de nós a Cristo, que é poder e sabedoria de Deus. As coisas loucas de Deus são mais sábias que os homens. As fraquezas de Deus são trocentas vezes mais fortes que os homens.

Percebam que Deus não chama muitos "sábios" segundo o conceito desse mundo, e nem muita gente poderosa ou rica. Deus escolheu as coisas loucas pra zoar com as sábias. Deus escolheu as coisas fracas desse mundo pra zoar com as fortes (bateu na trave heim Nietzsche!). Deus escolheu as coisas vagabundas desse mundo, as que não valem nada, as que não são, pra destruir as que são. É festa na favela!

Tudo isso pra que nenhum mané possa bater no peito e se achar merecedor de alguma coisa.

Mas vocês FIEL, são de Jesus Cristo. Ele que é sabedoria, justiça, santificação e salvação de Deus pra nós. Pra que a gente possa bater no peito e contar vantagem da única coisa que faz sentido nesse mundo: SOMOS DE DEUS, E ISSO NÃO É MÉRITO NOSSO!

Leitura Diária (Bíblia)

1 Coríntios 1

Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
(Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,
Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.

sábado, 18 de maio de 2013

Leitura Diária (bíblia)


Romanos 16

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.
Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.
Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 16

17/05/2013
Tô mandandando uma mulher chamada Febe pra passar uns dias aí com vocês. Hospedem ela de boa por favor, pois ela tem recebido a gente sempre que necessário por aqui.

Mandem um abraço pra Priscila e o Áquila, que são meus trutas aí. Eles já enfiaram a cabeça na corda varias vezes por minha causa. Agradeço também às Igrejas dos que eram pagãos. Também mande um abraço pra Igreja que se reune na sua casa. Não esquece de Epêneto, que é um queridão que foi o primeiro a ser alcançado lá em Acáia. Um beijão pra Maria, que ralou um bocado por nós. Outro pra Andrônico e Júnias, que são meus parentes e companheiros na cadeia, que foram tão acelerados que acabaram indo pras quebradas antes de mim e de Cristo.

Abração pra Amplias, Urbano, Estáquis, Apeles, Aristóbulo, Herodião (meu parente), Narciso e família, Trifena, Trifosa (ô nomezinhos disgramados heim!), Pérside, Rufo e sua mãe, Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e todos os outros. Se estivessemos num capeonato de quem tem o nome mais escroto, esses todos seriam campeões!

Um beijão pra todos. As Igrejas aqui mandam um abraço.

Fujam dos que só querem arrumar confusão e escândalos, contrariando o ensino que demos a vocês sobre as coisas de Deus. Esses aí não servem a Jesus, mas ao próprio umbigo. E com palavras bonitas enganam o coração das pessoas simples.

A obediência de vocês às coisas de Deus é famosa por aqui. Fico feliz por vocês, desejando sempre que sejam sábios no bem e simples no mal. O nosso Deus, que é de paz, vai esmagar ao Capeta debaixo dos pés de vocês. É só uma questão de tempo. E que a força esteja com vocês. Quer dizer, a Graça de Jesus Cristo!

Daqui mandam abraços também Timóteo, Lúcio, Jasom, Gaio, Erasto, Quarto e Sosípatro (que é o único de nome esquisito por essas bandas).

Quem tá escrevendo essa carta na verdade sou eu, Tércio. Um abraço meu pra vocês também.

Que toda glória seja dada ao Deus que é poderoso pra fazer vocês firmarem o semblante em Deus através da minha pregação, tendo trazido ao conhecimento de todos coisas cabulosas que estavam ocultas desde a eternidade, e que por tudo isso que tem trazido as nações à obediência a Deus pela fé em Cristo Jesus. Deus sabe o que faz! E nós concordamos com Ele.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 15

15/05/2013
A gente que é forte tem que aguentar os fracos, mesmo que tenhamos que fazer coisas desagradáveis pra isso. Que cada um cuide dos demais, fazendo o que for preciso pra que ele cresça. O próprio Cristo fez o mesmo, cuidando dos nossos interesses ao invés dos seus próprios. Ele assumiu a culpa pelo erro dos outros.

Tudo que foi escrito é pra gente aprender, tendo paciência e sendo animados enquanto esperamos. Que Deus (que é mestre em paciência e em cuidado) nos ensine a sermos assim uns com os outros. Tudo isso pra que possamos encontrar um meio termo, e possamos adorar a Deus com uma só voz.

Aceitem uns com os outros, da mesma maneira que Cristo nos aceitou para a glória de Deus. Entendam que Jesus Cristo veio trazer salvação através da velha aliança, pra que as promessas feitas a nossos antepassados se cumprissem. Mas também para que os outros povos pudesse glorificar a Deus por causa de sua misericórdia. Quantas vezes as Escrituras já diziam que os pagãos iriam adorar a Deus junto com o seu povo!

Que esse Deus paciente possa encher vocês de alegria e paz naquilo que acreditam, pra que possam viver cheios de paciência pra esperar o que for preciso pelo poder do Espírito Santo. Eu tô ligado que vocês são cheios de bondade e conhecimento. Tão mais do que prontos pra cuidar uns dos outros.

Tô escrevendo essas coisas rasgadas pra que vocês se lembrem daquilo que foi me dado como missão: que eu seja o cara que leva Jesus Cristo pros pagãos, ensinando a salvação nEle, pra que a vida desses seja aceita por Deus por ser santificada pelo Espírito Santo.

Sou cheio de moral com Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Nem me meto a dizer nada que Cristo não tenha feito ser verdade na minha vida, pra que nenhum mané tenha o que apontar. Em todos os lugares fiz inclusive mágicas sinistras pelo poder de Deus. Fiz força pra ir em lugares onde Deus não era conhecido, pra não ficar com o glamour de ter terminado o serviço que outros começaram.

Tenho desejado ir até vocês várias vezes, mas não tem rolado oportunidade. Vamos ver se vai dar certo quando eu for pra Espanha, pra eu passar um tempo maneiro com vocês. Agora tô indo pra Jerusalém ensinar pros crentes lá. Irmãos de vários lugares fizeram uma coleta pra ajudar os pobres da Igreja lá em Jerusalém. O legal é que agiram voluntariamente, como se fossem devedores a eles. Porque é como se eles tivessem repartido primeiro as coisas espirituais, e agora os que receberam estas coisas estivessem devolvendo o favor com a ajuda física.

Assim que eu terminar o serviço, já vou pra Espanha. Certeza que vai ser um tempo bom demais.

Peço em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito Santo, que vocês lutem comigo em oração, pra que eu escape dos rebeldes que estão na Judéia, e pra que eu seja bem recebido pelos crentes. Tudo isso pra que eu possa descansar aí com vocês. E que a paz de Deus sobre na vida de vocês.

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 15

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;
E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome.
E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.
E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos.
Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.
Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada;
Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.
Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras;
Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão.
Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.
Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.
Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.
E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.
E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;
Para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos;
A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco.
E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 14

13/05/2013
Sabe aquelas pessoas que estão com a fé zoada e nem tem certeza de quase nada? Abracem esse cara ao invés de ficar brigando por causa das dúvidas. É natural que um tenha fé pra viver de churrasco, mas o outro que é mais fraco pensa que só deve comer legumes e assim vive. Que um não fique perturbando o outro por causa de convicções, pois Deus aceitou cada um do jeito que é.

Pra que ficar querendo corrigir quem pertence a Deus? Se essa pessoa fica firme ou não, isso é problema de Deus. E é claro que ficarão firmes no que depender dEle, pois Ele se garante.

Tem gente que vive de datas especiais, mas outros acham que todos os dias são a mesma merda. Cada um tenha convicção naquilo que pensa. Quem vive de datas especiais, faz isso pra Deus. Quem acha que é tudo igual, pensa assim também por causa de Deus. Quem come ou deixa de comer, ambos fazem isso por causa de Deus.

A gente não vive e nem morre pra si mesmo. Vivemos pra Deus, morremos pra Deus. Somos dEle independente de qualquer coisa. Cristto morreu e reviveu pra ser Senhor dos vivos e dos mortos.

Pra que ficar perturbando ou ignorando seu irmão, se na verdade tanto você quanto ele irão ter que prestar contas a Cristo no dia do julgamento? As Escrituras já deixaram claro que todo joelho vai se dobrar diante dEle e cada um terá que reconhecer o poder de Deus. Cada um vai ter que prestar explicações a respeito de si mesmo.

Por isso tudo é que não devemos ficar julgando os outros, colocando impecilhos na vida dos outros.

Tenho certeza e confirmação em Jesus, que nenhuma coisa si mesma é profana ou "do mundo", a não ser praqueles que pensam que algo seja assim. Mas se a gente ficar brigando por causa de comida, então já não estamos vivendo conforme o amor. Vamos parar de matar as pessoas pelas quais Jesus morreu por causa de comida.

Bora parar de zoar o que há de bom em cada um. Porque o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quem vive segundo isso, serve a Cristo, agrada a Deus é querido pelos homens. Então bora viver assim, em paz, colaborando uns com os outros.

Chega de destruir a obra de Deus por causa de picuinhas. Embora todas as coisas sejam puras, acaba fazendo mal pra quem come com a crise de estar fazendo algo errado.

Se o irmão fica fraco ou não entende quando comemos carne, bebemos vinho ou fazemos outras coisas, então melhor a gente não fazer. Temos fé, né? Então que a nossa fé seja pra nós mesmos diante de Deus. Sortudo é o cara que vive com consciência limpa a respeito daquilo que faz.

Mas quem tem dúvidas, se fizer alguma coisa dentro do que duvida, está em pecado. Tudo que não é feito pela certeza das coisas que cremos sem ver, é pecado.

Leitura Diária (bíblia)


Romanos 14

Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 13

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 13

10/05/2013
Todos devem entender que as autoridades são delegadas por Deus e que nada fogem de seu controle. Por isso devemos nos submeter a elas. Quem rejeita a autoridade, está questionando a Deus. Fazer isso é trazer condenação pra si mesmo.

Os juízes existem não pra pegar no pé de gente inocente, mas de gente culpada. Quer não ter medo de polícia? Faça as coisas corretas e ainda vai ganhar os parabéns. As autoridades são usadas por Deus pra ajudar a fazer o que é correto. Mas se a gente mijar no barranco, aí é bom ter medo mesmo, porque Deus vai usá-la pra te ferrar.

Essa obediência deve ser não apenas por causa do medo de castigo, mas também por ter uma consciência clara da importância disso.

Pagar impostos também cumprem uma função. Paguem o que devem. Se for imposto, paguem! Se for respeito, respeitem! Se for honra, honrem! Não devam nada a ninguém, mas amem-se de verdade, deixando sempre a sensação de que por causa do amor estamos devendo algo uns para os outros. Quem ama de verdade cumpriu toda a lei.

Os mandamentos todos podem ser resumidos em amar o próximo como a você mesmo. O amor de verdade não faz mal aos outros. Cumpre a lei quem ama!

Já tá na hora de acordarmos e percebermos que a nossa salvação tá mais perto do que quando abraçamos a fé. A noite tá terminando e daqui a pouco nasce o sol. Então que a gente aprenda a rejeitar as coisas da escuridão e que possamos nos armar com sabres de luz (uóóóóómmm... uóóóóómmm... uóóóóómmm...).

Vivam honestamente! Não vivam comendo ou bebendo além do que convém. Não fiquem procurando negócios desonestos, nem se metam com putarias, nem invejem ou briguem.

Vistam-se das coisas de Jesus e não se dediquem aos desejos do corpo.

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 12

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 12

09/05/2013
Eu peço pelo-amor-de-Deusssssssss a vocês que dediquem suas vidas a serem como um sacrifício vivo a Deus. E isso acontece quando em tudo o adoram racionalmente. Não se conformem com as coisas deste mundo, mas que a sua maneira de pensar seja renovada, de modo que essa transformação os façam entender o que diabos Deus tem preparado de tão bom pra que vocês vivam!

Não se achem os bonitões da bala chita, pois isso é inconveniente! Que vocês se enxerguem e sejam humildes, conforme Deus deu fé pra cada um. A gente é igualzinho um corpo, que tem partes diferentes mas na verdade estamos todos ligados. Somos o corpo que é de Cristo. Cada um tem talentos que recebeu de Deus, e deve usar isto em favor das outras partes do corpo.

Quem manja de cuidar de algum departamento da Igreja, que faça isso bem. Quem é bom em ensinar, não faça igual professor de Universidade Federal, mas dedique-se! O que corrige os outros, use isso pra ajudar e não pra desanimar. Quem recebeu muito, que reparta isso com generosidade. O que coordena as coisas, faça isso com muito cuidado. E o que perdoa, que tenha alegria.

Não finjam que se amam. Amem-se de verdade. Odeiem as coisas ruins e amem as coisas boas. Aprendam a amar uns aos outros de verdade, mesmo havendo diferenças, sempre dando crédito aos outros quando rolar alguma treta.

Sejam rápidos em cuidar uns dos outros. Que o espírito de vocês fique em ponto de bala, servindo a Deus sempre. Se alegrem ao esperar as promessas de Deus, tenham paciência na hora das tretas e sempre sejam insistentes em orar.

Compartilhem com as pessoas da Igreja as suas necessidades. Sejam hospitaleiros e ofereçam ajuda a quem precisa. Abençoem quem persegue vocês. Falem bem desses ao invés de falar mal. Fiquem alegres com quem está em momentos alegres, e chore com quem está triste.

Que vocês possam ser um povo de um só pensamento, tendo unidade no que forem fazer. Não fiquem sonhando com coisas grandes, mas acostumem-se às coisas simples. Não fiquem pensando que são mais sábios que outros.

Se alguém fizer algo ruim a vocês, não revidem. Sempre façam as coisas corretas, pra que as pessoas vejam isso. Faça o possível pra que tenham paz com todas as pessoas. Nem pensem em vingança, mas relaxem porque Deus já disse que Ele mesmo lavar a roupa suja e cobrar de cada um o que for justo.

Se o seu imimigo estiver com fome, divida sua comida e bebida com ele. Quanto mais você o tratar como se fosse um amigo querido, mais ferrado ele ficará diante de Deus se não mudar de atitude.

Não cedam às coisas ruins, mas aprendam a vencer o mal com o que é correto.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Leitura diária (freestyle)

Romanos 11

Acham que Deus deu um bicudo no povo que havia escolhido? Claro que não. Aliás, eu também sou parte desse povo, da descendência de Abraão e da tribos de Benjamim. O profeta Elias falou com Deus sobre a merda que tava virando o povo escolhido e a resposta que recebeu é que o próprio Deus havia separado pra si sete mil homens que não haviam mijado no barranco.

Da mesma maneira, hoje quem tá com Deus é o que sobrou, só que pela graça que recebe o homem que Deus escolheu para receber. Se a gente chama algo de "graça", então não é pago, senão não é realmente de graça. Ou seja, nada que alguém faça serve pra pagamento neste caso. O povo escolhido o procurou mas não o encontrou. Mas os escolhidos de Deus o encontraram, enquanto o resto teve o coração endurecido. Como dizia no Antigo Testamento: "Deus deu a eles um sono profundo pra não enxergarem e nem ouvirem". Davi também dizia que o que era pra eles vantagem, se transformaria em desvantagem.

Mas o povo de Deus não se ferrou pra que se afastassem de Deus, mas pra que pela oportunidade a salvação se estendesse a todos os pagãos.

Agora pensem comigo: quando o povo de Deus se ferra, os pagãos encontram salvação. Já pensaram então no que aconteceria se o povo de Deus encontrasse salvação? Ia parecer Reveillon de tantos fogos de artifício pra comemorar tantas coisas boas!

Eu que sou apóstolo de vocês que eram pagãos, falo disso tudo pra ver no que podemos nos dedicar pra viabilizar a salvação daqueles que são parte do povo de Deus. Se a rejeição do povo de Deus é salvação pro mundo, com certeza a aceitação deles será vida até pros mortos! Se o ovo tá podre, a gemada inteira vai ficar uma bosta. Se a raíz da planta é ruim, todo o resto vai ser ruim. Se alguns galhos foram quebrados e a gente foi enxertado na planta, fique esperto pra não contar vantagem pra cima dos galhos originais. A raíz é que nos alimenta, igual alimentava a eles. Os originais foram substituídos por causa da falta de fé, por isso tenham respeito! Se Deus não teve dó dos galhos naturais, com certeza não terá dó de vocês também. Se você entender a bondade de Deus, tá tudo beleza. Senão vai se ferrar com a raiva que Deus tem dos que caíram.

Deus pode enxertar de novo inclusive os que foram cortados. Então baixa a sua bola!

Saibam que essa teimosia tá no coração do povo de Deus até que os pagãos encontrem salvação. Mas no final Deus vai dar um jeito em Israel também. A aliança que Deus fez com eles é de lhes tirar os pecados.

Eles são inimigos das coisas de Deus por causa da mensagem do evangelho. Mas segundo a promessa feita a seus pais, são escolhidos e amados de Deus. Porque os dons e o chamado de Deus pra uma pessoa não voltam atrás.

Pois todo o povo de Deus (Israel) agora posa de desobediente. Na verdade Deus permitiu que todos fossem desobedientes pra que pudesse salvar a todos.

Putz, como Deus é show de bola! Que planos mirabolantes e fantásticos Deus tem! Como seus julgamentos são perfeitos e sua maneira de agir é sempre surpreendente!

Quem que sabe o que Deus pensa? Quem pode dar conselhos a Ele? Quem deu algo pra Ele pra poder cobrar algo? Tudo é dEle e por causa dEle existe! Tudo para honrá-lo e dar-lhe o de
vido reconhecimento!

Leitura diária (bíblia)

Romanos 11

Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.
Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Leitura Diária (freestyle)

Romanos 10

Galera, o que eu queria mesmo (e por isso oro a Deus pedindo) é a salvação do povo de Israel. Porque os caras são super cuidadosos das coisas religiosas, mas fazem isso como idiotas. Eles tentando resolver as tretas com as próprias forças acabaram ficando longe da justiça de Deus (que aliás, não conheceram).
Pra quem acredita em Cristo a lei termina na justiça.

Moisés tinha falado de uma justiça que vem pela lei quando dizia que o homem deveria viver por determinadas regras. Mas a justiça pela fé é diferente. Ela não está presa a perguntas estúpidas do tipo "quem é bom o suficiente e pode fazer coisas espetaculares?". Mas ela mostra que a palavra que ensinamos está bem perto de cada um, na boca e no coração. Quem assumir publicamente que vive para Jesus e acreditar de verdade em seu coração que ele morreu mas agora vive, este será salvo. Com o coração a gente acredita pra que haja justiça, e com nossas ações demonstramos isso para que a salvação seja visível.

O Antigo Testamento já dizia que quem acreditar "nele" (Cristo, o cara), será muito bem conhecido de Deus.

Então galera, não há diferença entre o que recebeu promessa por ser judeu e os pagãos, pois Deus é Senhor de todos e muito generoso com os que vivem pelo seu nome. Todos os que vivem pelo seu nome serão salvos.

A treta é que não podem viver por algo que não creram, nem acreditar em algo que não ouviram falar. Também não ouvirão se ninguém abrir a boca pra explicar as coisas. E de nada adianta abrir a boca se não for até onde as pessoas estão. As Escrituras já diziam que quem traz boas notícias é sempre bem vindo.

Normal que nem todos aceitem as boas notícias que contamos, pois o profeta Isaías já tinha sacado que isso ia acontecer.

Mas saibam que a fé vem de ouvir as coisas de Deus.

Israel ouviu muito bem todas essas coisas, pois inclusive é por causa deles que Deus é conhecido no mundo inteiro. Mas Deus havia dito pra Moisés que iria fazer com que viesse um povo que iria provocar ciúmes nos herdeiros da promessa.

Isaías também cita algo que Deus falou: "Me achou exatamente quem não tava me procurando". E quanto a Israel Deus também disse: "Eu sempre estive do lado desse povo safado e incoerente. Não é por falta de oportunidade."

Leitura Diária (bíblia)

Romanos 10

Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)
Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.
E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Leitura Diária (Freestyle)

Romanos 9

Cristo e o Espírito Santo sejam testemunhas do quanto eu sinto dor e tristeza por algumas coisas. Sabe, o sentimento é como uma vontade louca de ser amaldiçoado pra que algumas pessoas da minha família pudessem ser abençoadas. Os caras são da descendência que recebeu tantas promessas!
E não é por falta de palavra de Deus que esse povo tá na merda que tá. A verdade é que "povo de Deus" não é quem nasceu em um determinado lugar ou é filho de um crente. Nem todo mundo que é filho da carne é necessariamente filho de Deus. Só os que são filhos pela promessa é que contam de verdade.

Deus tinha prometido que a mulher de Abraão ia ter um filho. E quando nasceu e cresceu Isaque, deu filhos a ele também. Só que Deus pra deixar claro que Ele escolhe quem quer e que isso nada tem a ver com as coisas que o homem faz, avisou ANTES das tretas rolarem que o mais velho ia ter que se submeter ao mais novo (contrariando toda a cultura da época). Nas escrituras tá claríssimo que Deus amou a Jacó e que não gostou nem um pouco de Esaú.

Por acaso Deus é injusto por escolher assim? Claro que não! Deus já tinha dito pra Moisés que ele gosta de quem quiser gostar, e que perdoa quem quiser perdoar. Por isso é sabido que obter o favor de Deus não depende do que queremos ou do que fazemos. Mas depende somente de Deus (onde está seu livre-arbítrio agora, heim? HÁÁÁÁÁÁÁÁÁ).

No Antigo Testamento a gente vê claramente Deus fazendo com que um Faraó existisse exatamente pra que o poder de Deus pudesse ser conhecido na treta que ele iria provocar. Deus perdoa quem quer. E também endurece o coração de quem quer.

Tá achando ruim de ouvir essas coisas? Quem pode resistir à vontade de Deus? E por que tá aí resmungando que não concorda com o que digo? Faz sentido que quem foi criado vire pro criador e reclame da maneira pela qual foi feito? Se tá insatisfeito com seu nariz, faça plástica! Mas Deus não errou com ninguém! Quem faz um vaso tem poder pra escolher se ele será pra colocar flores ou pra ficar no banheiro recebendo merda de todos que ali moram.

Tá achando ruim saber que Deus com muita paciência permitiu que viesse à existência um monte de vaso sanitário cheio de merda, que servem exatamente pra que Ele mostrasse sua raiva e poder? Esses vasos foram feitos pra não aproveitarem mesmo! E através disso tudo Ele mostra tudo de melhor que há em si mesmo na vida daqueles que são vasos com bom uso. Estes somos nós, que fomos preparados pra sermos bons antes de tudo existir.

A Escritura diz no livro do profeta Oséias que Deus chamou de "povo" as pessoas que não eram do seu povo. E chamou de "amada" aquela que não era amada. Ele deixou claro que onde não havia povo de Deus, exatamente nesse lugar é que as pessoas seriam chamadas de filhos do Deus vivo.

Isaías também falou que embora o "povo de Deus" pudesse ser numeroso como a areia do mar, os que corriam por fora é que seriam salvos. Porque Deus sempre teve um plano pra fazer sua justiça alcançar a muitos. Isaías também reparou que se Deus não tivesse escolhido alguém pra permanecer, todo mundo teria sido destruído por Deus como tantos outros foram.

Entenderam que os pagãos que nem tavam procurando a justiça de Deus acabaram a encontrando? Só que não é a justiça por leis, mas pela fé. E o povo de Deus que batia no peito de arrogância por serem os aptos a encontrarem justiça na lei, acabaram por não encontrar foi nada. Sabe por que? Porque trupicaram em Cristo, que é a pedra que Deus colocou na história pra fazer os homens tropeçarem. E só quem acreditar nessa pedra é que vai ser salvo.

Leitura Diária (Bíblia)

Romanos 9 
 
Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Romanos 8
 
Então podemos afirmar com certeza que quem vive para Cristo Jesus (ou seja, segundo o Espírito Santo e não segundo a carne) não sofrerá nenhum tipo de condenação. Em Cristo fomos libertos da lei pelo Espírito da vida. Não somos mais reféns da lei do pecado e da morte.
Aquilo que a lei não conseguia resolver devido à doença que é viver na carne, Deus resolveu facinho enviando seu filho na forma humana, para condenar o pecado a morte pelas próprias regras que estavam estabelecidas. E assim a justiça que vinha da lei foi cumprida em cada um de nós que andamos pelo Espírito ao invés da carne.

Quem vive na carne naturalmente faz as coisas que são da carne. Mas quem vive no Espírito vive para as coisas do Espírito. Viver na carne é caminhar pra morte. Mas viver pro Espírito é ter vida e paz. Viver na carne é ser inimigo de Deus, pois desobedece a lei que Deus estabeleceu, afinal é impossível cumprí-la totalmente. Quem vive na carne não tem a menor possibilidade de agradá-lo.

Mas vocês não estão mais na carne, mas estão no Espírito (se é que realmente o Espírito Santo mora em vocês). E quem não tem o Espírito Santo, não é de Deus. Se Cristo está em vocês, então vocês estão mortos pras coisas da carne e vivos no espírito. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus vai dar vida a nossos corpos mortais, se for verdade que Ele mora em vocês.

Não devemos nada pra vontade da carne, pois se a obedecermos iremos morrer. Mas negando nossas vontades é que viveremos. Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Lembrando que não recebemos espírito de escravidão, mas de filhos. Temos intimidade pra chamar a Deus de Paizinho querido.

É exatamente o Espírito de Deus que testifica com o nosso espírito que somos seus filhos. Se nós somos seus filhos, então também somos herdeiros de suas coisas, junto com Cristo. E por isso sofremos com ele pra que sejamos honrados. Tenho certeza que as pedreiras que enfrentamos nessa vida não chegam nem aos pés das coisas maravilhosas que Deus irá revelar em nós no futuro. O mundo (visível e invisível) aguarda com grande expectativa a manifestação dos filhos de Deus. E Deus permitiu que a criação fosse deturpada pela vaidade, para que posteriormente fosse libertada dessa escravidão das coisas que não prestam, para viverem a liberdade da honra que é ser filho de Deus.

Tudo (e todos) que foram criados gemem e sentem como se fossem dores de parto. A gente também que recebeu o Espírito Santo primeiro sente as dores da espera pela salvação do nosso corpo.

Nós somos salvos na esperança. Mas pra que a esperança seja real, não pode ser baseada em algo visível. Como pode alguém esperar algo que já vê? Nós esperamos com paciência aquilo que ainda não enxergamos.

O Espírito Santo vai nos ajudando com aquilo que não conseguimos sozinhos, inclusive porque nem sabemos o que pedir a Deus em nossas orações. Mas Ele vai traduzindo as besteiras que falamos ao Pai. Deus conhece muito bem o que o Espírito deseja. E o que ele deseja é interceder por nós a Deus.

Sabemos então que todas as coisas colaboram com o bem daqueles que foram chamados segundo a vontade de Deus e que o amam. Aqueles que Deus já conhecia antes de existirem estão determinados a serem similares a seu Filho, de modo que Jesus seja o primeiro de uma família que terá muitos irmãos.

Estes que estão determinados também foram chamados e perdoados em todas as suas cagadas. E Ele dá honra a cada um destes.

A conclusão depois de pensar nisso tudo é que ninguém pode nada contra nossa vida, pois se Deus tá do nosso lado, quem pode enfrentá-lo? Se Deus não poupou nem seu único Filho pra que pudesse nos salvar, porque então iria regular as outras coisas? Quem tem moral de acusar os escolhidos de Deus? É o próprio Deus que responde por eles!

Quem pode condenar os filhos de Deus se o seu Filho morreu e ressuscitou por nós, e agora tá lá só pra interceder por cada um?

Quem pode nos afastar do amor de Cristo? Sofrimento, agonia, depressão, desespero, perseguição, fome, pobreza, perigos diversos ou ameçadas de mortes? As escrituras já diziam que "todos os dias somos mortos por amor de Deus, como animais indo pro matadouro". Mas mesmo sabendo disto tudo, ainda sim somos melhores que os vencedores (é como se a gente já soubesse que iremos levar o troféu antes mesmo do tiro de largada). Tudo isso por causa do amor de Deus por nós.

Nem morte, nem vida, nem anjos, nem demônios ou poderes espirituais que o Padre Quevedo diz que "non ecxistem", nem o presente, nem o futuro, nem altura, nem profundidade, nem nenhuma outra criatura no universo pode nos afastar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Leitura Diária (bíblia)


Romanos 8
 
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.